22:25

Chiquinha conta uma história


As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados pois está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecer a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Nesse sentido, a Escola Classe Barra Alta busca resgatar o hábito de ouvir belas histórias, tendo como mediador o contador de histórias, representado pela personagem Chiquinha. Através do projeto a escola abre espaço para os alunos desenvolverem suas capacidades de produzir narrativas orais e escritas, estimulando a leitura e ampliando assim, sua visão própria do universo e de si mesmo. Nesta perspectiva, traz no seu contexto o intuito de fazer a criança voltar a sonhar, a imaginar e principalmente, a se encantar.

0 comentários: